terça-feira, 13 de março de 2012

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLÉIA DO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE GEOGRAFIA DE 09/03/2012 – SEXTA-FEIRA NO C.A. DE GEOGRAFIA

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLÉIA DO CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE GEOGRAFIA DE 09/03/2012 – SEXTA-FEIRA NO C.A. DE GEOGRAFIA

DOIS HORÁRIOS: MANHÃ 11HS E À NOITE 20HS

                                                         INFORMES

*ARRECADAÇÃO DE GÊNEROS DE HIGIENE PESSOAL P/ASILO DOS VELHOS
 (caixa em frente ao C.A.)

                                                     DELIBERAÇÕES

*ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS (ENG): Ônibus p/o encontro, inscrição e desconto
 pela AGB; inscrição, pagamento de anuidade da AGB no LAGHU.


- Deliberações do matutino: Foi cogitado critério para estabelecer preferência de alunos no ônibus da UFES que vai ao encontro, tais como: alunos que apresentarão trabalho, freqüência  e participação nos PRÉ-ENG e alunos que estão concluindo curso.

-Deliberações do noturno: Teve a presença de aluna que participou da reunião da manhã e que reafirmou o que havia sido deliberado pela manhã. Porém, nenhum critério foi cogitado pelo restante
 dos alunos presentes à noite, inclusive alguns alunos se mostraram contra o estabelecimento de critérios que não sejam o simples interesse e a disponibilidade do aluno de ir ao encontro.
 Tendo em vista que, a disponibilidade dos alunos cai na medida em que vai se aproximando a data do encontro (por vários motivos, tais como: ter começado a trabalhar, estar de prova final e etc), os alunos do noturno sugerem que a única ação, por enquanto, seja a de fazer uma lista de interessados em ir ao encontro.   


                                                    
*CALOURADA:

•    Indicativo p/14 de abril no SINTUFES;    
•    Chamada p/o 3 período ajudar na organização.



-Deliberações do matutino: Foi dito que é o terceiro período que se encarrega da calourada e o  papel do C.A. seria o de apoio. Sugeriram a calourada como evento cultural com: projeção de vídeos, mesa de frutas, evento aberto, churrasco.

-Deliberações do noturno: Foi dito que o C.A. entrou com um indicativo de data e local, por que no semestre passado, seguindo o critério de deixar o terceiro período organizar, a calourada simplesmente não aconteceu. Houve várias assembléias convocando-os a organizarem. Como o terceiro período é um dos mais puxados da geografia, com o passar do tempo, ficou realmente impossível para eles organizarem a calourada.

 Porém, o C.A. não abandonou tal critério, mas por experiência, sugeri que isso seja feito pelo terceiro período em curto prazo. Organizar para que a calourada se realize em torno de um mês, seria mais confortável pra todos.

Outra questão que foi colocada é que a UFES é local de referência para os alunos, então sendo feita na UFES, mais alunos da geografia poderão comparecer. Mas é claro que isso não impede que seja feito em outro lugar. Entretanto, isso sempre é especulado, e geralmente perde-se tempo, não se chega a um local, e enquanto se procura, vai se inviabilizando o SINTUFES e o Clube dos Servidores, que vão sendo reservados para outros eventos.

 Foi dito também que a vontade de se fazer algo muito rebuscado para a calourada, seja outro fator complicador, pois, exige muito planejamento e engajamento.

 Foi lembrado que esta calourada não será só para o primeiro período, mas também para o segundo período (noturno), que não teve a sua no semestre passado.

Especulou-se fazer dois eventos e que só um deles teria o nome de calourada. Algumas alunas do segundo período disseram estar animadas para ajudar, já que há um indicativo de data e local, nada impede que façamos mais um evento da Geografia, convidando, é claro, o terceiro período, porém, respeitando o nome calourada para o evento que o terceiro período organizar.

Ao final, ficou decidido que para não nos perdermos em tantas especulações, aguardaríamos para saber se realmente o terceiro período conseguiu outro local e data, para decidirmos o que fazer. O C.A. cumprirá o papel de apoiá-los no que for possível.  

Vale lembrar que a organização da calourada pode até ser tarefa do terceiro período, mas o ônus de uma suposta não realização recairia sobre o Centro Acadêmico.

Por último, foi dito que é positivo o interesse do terceiro período.



*LIMPEZA DO C.A



- Deliberações do matutino: Colar cartazes para que os freqüentadores do C.A. o mantenham limpo. Ter uma vassoura e uma disponíveis. Cobrar educação dos freqüentadores.

-Deliberações do noturno: Teria que ter uma vassoura para ficar pendurada no C.A. Conscientizar a galera.



*EREG:


Não foi discutida em nenhum horário, pois, a aluna que propôs este ponto de pauta não se fez presente.



*SEMANA DA GEOGRAFIA (ponto de pauta proposto na hora da assembléia por alguém do matutino)


-A Semana da Geografia seria um evento bom para se explicar para os calouros sobre o ENG, EREG e Grupo de Pesquisa.



*OFERTA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS (este ponto de pauta foi proposto por uma aluna do bacharelado, noturno)


-Foi dito sobre a dificuldade dos alunos do noturno, que fazem o bacharelado, de conseguirem se matricular em disciplinas optativas.
-Foi dito que o curso noturno é pra quem quer ou precisa estudar à noite, então, se trata de uma incoerência a maior parte das optativas serem ofertadas para o diurno.
-Foi dito que a impressão que se tem é de que querem aniquilar com o bacharelado.
-Ficou combinado dos alunos  participarem da Reunião do Departamento de Geografia excedendo, talvez, o número de quatro alunos, para se discutir melhor a questão com pessoa que estão vivenciando o problema.
-Foi dito também que as salas estão ficando lotadas por conta do novo curso.


*PRÓXIMA ASSEMBLÉIA CALGEO

-Quinta-feira, dia 15 de março (esta semana), às 11hs e às 20hs

PAUTAS:
 - DEFINIR A CALOURADA ;
 - FALTA DE OPTATIVAS PARA O NOTURNO (os alunos que estão vivenciando o problema seria importante a presença, até para combinarmos a articulação junto ao Departamento na reunião departamental)

Publicado por Aleksandro