terça-feira, 3 de junho de 2014

ASSEMBLÉIA P/DISCUTIR SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO - HOJE 11hs E 18:30min



CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE GEOGRAFIA

Na próxima terça-feira dia 10/06/2014 ocorrerá um SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA pelos discentes e ex-alunos, mediado pelo Professor Maurício Sogame e pela Professora Simone pela manhã e a noite: estrutura do curso, laboratórios, aulas, professores, ENAD (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), disciplinas optativas, entre outras questões. E para isso, nós alunos, precisamos nos reunir para discutirmos e sistematizarmos nossas reivindicações.

Portanto, comoindicado nos cartazes colados no IC-II, haverá Assembléia CALGEO às 11hs e outra as 18:30 min de hoje, terça-feira, 03/06/2014 em nosso Centro Acadêmico, podendo haver outra.

O texto abaixo escrito por nossa Representante Discente no Colegiado do Curso de Geografia, Helena Faller, explica com clareza os objetivos do SEMINÁRIO, já que ele foi pensado em Reunião do Colegiado do nosso curso onde ela esteve presente.

Prezados (as) colegas estudantes do curso de Geografia;

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) de nossa Universidade solicitou a todos os Colegiados que realizassem uma avaliação entre os estudantes sobre o andamento de seu curso. Entretanto, esta mesma Pró-Reitoria tem apenas interesse em dados estatísticos, levando aos demais Colegiados a realizarem essa avaliação em forma de questionário. O Colegiado de Geografia, porém, percebeu que somente um questionário quantitativo e seco não atenderia às nossas necessidades e não poderia ser considerada, de fato, uma avaliação. Deste modo, pensou-se em realizar um Seminário, o qual contará com duas mesas redondas (matutina e noturna), contendo ex-alunos do curso que atuam em diferentes áreas, como a licenciatura, o bacharelado e o mestrado (este, representando a área de pesquisa). Espera-se que estejam presentes também, um número significativo de professores do próprio curso. A nós, estudante fica a tarefa de avaliar durante o Seminário a situação do nosso curso. A avaliação consistirá em uma análise tanto de infraestrutura, de uso dos laboratórios, de oferta de disciplinas optativas, dos próprios docentes, enfim, uma avaliação completa. Essa é uma boa oportunidade de mostrar a nossa voz e expor nossas opiniões diante de tudo que ocorre em nosso curso. Outro fator relevante é a existência do ENADE, que esse ano conta com a presença de Geografia (Bacharelado e Licenciatura). Muitos alunos acreditam que o boicote é a melhor solução, e tem todo o direito de pensar assim, uma vez que se trata de uma prova de cerca de 4 horas de duração que acredita avaliar mais ou menos 4 anos de estudos; além de, absurdamente ser obrigatória. Porém, deve ser levado em conta, também, a possibilidade de fechar o vestibular para Geografia, o que seria ruim, já que inviabiliza a entrada de novos estudantes para nossa área.
Bom, espero ter ajudado, de alguma forma, a esclarecer algumas dúvidas. E, espero que todos estejam no Seminário, para que juntos, numa só voz, consigamos mais melhorias para o nosso curso.

Obs: Como é de desejo da PROGRAD ter acesso a dados estatísticos, após o Seminário haverá a avaliação em forma de questionário para ser enviado à mesma.

INFORME: Semana da Geografia será realizada no 2º semestre 2014/2.

Publicado por Aleksandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário